28

Post chato e desagradavel sobre ciencia.

Posted by Luana on 20:08 in
Ja vou avisando... Esse eh um daqueles posts chatíssimos em que eu falo sobre ciência (a Luana pira, a Luana da pulinhos de alegria, mas a Luana eh cientista, não conta).

Primeira coisa que eu achei maravilhoso foi esse artigo sobre os hambúrgueres do McDonalds. Sabem aquele mito sobre eles? Nao aquele que fala que a carne eh de "minhocuçu", mas de que ele eh tao artificial, mas tao artificial que nem os fungos e as bactérias os comem... Pois bem... Eis a prova cientifica se isso eh verdade ou não (não vou dar a resposta, vai la! Nao dói muito)


---------------------------------------------------------------------------------------

Outra coisa eh esse site MAGAVILHOSO que maridon me mostrou em se pode ver estatística pra quase tudo nessa vida. Conseguiu me tirar do Candy Crush, eh um milagre, senhoras e senhores!

O site eh esse aqui.

Nele você pode ter uma visão real de como coisas como educação/saneamento/renda.per.capita/igualdade.social/... (insira aqui sua escolha) foram evoluindo com o tempo. Nos graficos da para comparar de pais pra pais (da pra fazer uns filminhos, eu "perdi" facil umas duas horas so brincando com isso).

Por exemplo:

Sabem qual eh a taxa de assassinatos no Brasil comparada com Narnia Molhada do Sul? Sabem como tem evoluído desde que as estatísticas oficiais começaram? 

(Brasil em Amarelo e Narnia em laranja) link

E a expectativa de vida?

Nao sei onde saiu esse "Filipinas" desconsiderem
Desde o começo do seculo XIX Narnia (bolinhas laranjas) ja saiu na frente...Da para ver algumas oscilações que condizem com tempos de guerra. Eu achei muito curioso como a expectativa de vida do brasileiro era praticamente a mesma (32 anos) ate meados dos anos 50 (1950) quando existem duas grandes subidas. Alguem ai sabe o motivo? Seriam vacinas? Seria melhor economia e distribuição de renda? Seria por causa de antibióticos? Se vocês forem no link e clicarem em "play" (que fica abaixo no gráfico, na parte esquerda)  da pra ver as curvas crescendo... Eh muita emoção, Brazweeel! 

E qual sera a media de anos de estudos de mulheres com 25 anos? 


Achei bem curioso eles só começarem a medir esse tipo de dado só a partir de 1970 (tanto pra Narnia, quanto pro Brasil). Nos anos 70 as mulheres com 25 anos tinham, em media, 2 anos de estudos. Inacreditável! Hoje em dia são quase 7, o que ainda eh bem vergonhoso. No link (e no gráfico acima) vocês podem ver que o a educação das mulheres de hoje, no Brasil, assemelha-se das elfas-belgas de 1970. Mais de 40 anos de defasagem! O pais com maior numero eh o Canada, com media de 14 anos de estudo. 

Que fique claro. Eu nao estou comparando os dados com a Bélgica pra mostrar como aqui eh "fueda" e o Brasil eh uma merden. Nao acho e não eh! Muito facil ficar de mimimi que o Brasil nao presta, que "la fora" que eh bom, sem fazer uma analise critica e real dos motivos e "culpados" disso tudo. Eu comparo Bélgica e Brasil porque moro em um e vim de outro. Pra mim esta bem claro que existem melhorias surpreendentes, que tem muita coisa ainda pra melhorar... E que eu posso ficar ali brincando de plotar gráfico over and over! 

------------------------------------------------------------------

Pra finalizar o momento cientifico/nerd/porre do dia tem esse site com gráficos MAGAVILHOSOS e coisas que eu achei bem absurdas. Como por exemplo saber que tem metade da humanidade nesse circulo abaixo!

Nunca mais reclamo quando pegar metro lotado na Se.


Links para esta postagem |
22

tumbalacatumba tumba tá [1]

Posted by Luana on 23:15 in
O titulo desse post sera explicado no decorrer do texto... Ou não... Enquanto isso, põe o som pra tocar.

Melhor que a Vovo Mafalda, fala ai...

Fizemos a ultima viagem, foi la pro sertão de Goias da Bavaria, na Alemanha, fui eu e o Chico Mineiro Maridon...

Entonces... Teve feriado... Tava calor pra dedeu e a gente eh VID4 LOK4... Dessa vez não compramos ingressos pra um festival nada a ver... A gente FOI num festival nada a ver! YEAH!

Bão... Mas vamos por partes.. Primeiro a parte histórica, profunda e edificante...

Passamos por Nuremberg, no primeiro dia. Essa cidade eh famosa por inúmeros motivos, provavelmente o maior seja sua relação com o partido nazista. Era considerada a mais alemã das cidades e por causa disso (e de seu passado relacionado ao império Romano) Hitler a escolheu para ser palco das convenções do partido nazista. Nao eh atoa que depois, ao findar a guerra, a Franca, Inglaterra, USSR e USA escolheram Nuremberg como local para julgar alemães por crimes de guerra. 

Ja viram "O Leitor"? Tem que ver! Ja viram "Nuremberg"? Tem que ver! 



Mas voltando....

Nuremberg foi praticamente totalmente destruída durante a segunda guerra... Mas muito foi reconstruído. O Palácio de Justiça funciona ate hoje e existe um museu sobre os julgamentos famosos.

Palacio da Justica de Nuremberg.

Eles ganharam a guerra, eles julgam.
Mas impressionante mesmo não foi o Palácio da Justiça, mas sim as áreas de desfile do partido nazista. O lugar que um dia esteve assim:

Não acredito que estou colocando uma foto dessas no meu blog. Bando de FDP!
Hoje esta assim:

Parque publico, onde as pessoas vão andar de bicicleta.
A prefeitura não aprece estar muito preocupada em manter e restaurar o lugar. Honestamente? Eu também não estaria. Esta tudo caindo aos pedaços e tem placas avisando os perigos de subir ali.


Se a Alemanha tivesse terminado a segunda guerra vitoriosa, sera que eu estaria hoje aqui falando sobre Nuremberg num blog? Eu e Maridon, um casal inter-racial (acho essa palavra bem besta, mas pra vocês terem uma ideia do que eu estou falando), 80 anos depois, ali, tirando fotos e posando felizes, num belo dia de sol... Comemos uma Currywurst e bebericamos uma apfelschorle ("refrigerante" de maca) em frente ao lugar. CHUPA Hitler!

DELICIA!!!
Mas oh, Nuremberg eh uma cidade linda. Eh a capital da famosa bratwurst, a salsicha deliciosa alemã. 


E a gente se acabou de comer... Claro! 

Mãe, isso não eh uma cervejona, eh um copo de Guarana, ta? ;)
Tem uma "cidade antiga" no centro (onda ficava o nosso hotel), com o antigo castelo, casinhas fofas, muros medievais. 

Tava o maior calor e o cara entrou la mesmo, que inveja!


Depois de Nuremberg (local onde Copérnico escreveu grande parte de sua obra, muito amor!) partimos para Straubing. Essa cidade eh pequena, fica quase na divisa com a Republica Tcheca e eh conhecida por sediar a segunda maior festa popular (ou seja, da cerveja) do mundo, perdendo apenas para a Oktoberfest, em Munique. O Gäubodenvolksfest!!! Eu disse que a gente tinha ido pra uma festa nada a ver...

O que tinha la? Um parque de diversões, umas tendas enooooormes com mesas e musica ao vivo, pras pessoas entupirem a barriga de carne de porco, ouvindo schalger*, todas vestidinhas de "bávaros".

Imagina uma festa com umas 10 mil pessoas, todas vestidas assim, menos voce?
O que fizemos? Entupimos nossas pancas de carne de porco, ouvimos umas musicas muito ruins (desculpa, mas schlager eh engraçado, não eh bom) e nos divertimos muito, mas muito mesmo.



Muita gente comendo e bebendo cervejonas (Maß)

Depois de comer muito:

Joelho de porco e a Luana falhando miseravelmente na tentativa de comer menos carne.
As pessoas começaram a se empolgar a subiram nas cadeiras e dançavam ritmados com as musicas ruins... Ate tocou "Gustavo Lima e você txerere" (eu tenho video pra provar, mas maridon não deixa colocar video com a carinha linda dele aqui, então vocês acreditem se quiserem).

Mas tem esse video aqui, pra mostrar que estávamos todos em cima das cadeiras, dançando sabe-se la o que... haha


Eu não consegui chegar ao ponto da historia em que conto porque do nome do post... Vou ter que fazer uma "parte 2".

Mas oh, tem historia, video e fotos bastante pra vocês comentarem... Manda vê ai! 


Links para esta postagem |
Web Analytics

Copyright © 2009 Hunfs All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.