47

E onde estava o Boson?

Posted by Luana on 15:03 in ,
Voce quis dizer "onde estava o Bozo, Luana?" - Não! Bóson mesmo...


Provavelmente esse sera um post sem muito acesso... Eu ja aviso! Vou falar de física, vou falar de física difícil, daquelas que as vezes saem na revista Superinteressante mal explicadas e com especulações malucas. 

Ta tudo explicado ai em cima!
O meu twitter (@luanabacci, me segue na rua na fazenda ou numa casinha de sape) foi invadido hoje com noticias sobre a descoberta do bóson de Higgs.

Não sabe o que eh isso? Nunca ouviu falar?

Calma! Eu faco o favor de explicar pra você! Mesmo que ninguém tenha me pedido, olha como eu sou legal?

Tudo começa com um centro de pesquisa mega-blaster-ultra famosao, o CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire). Trabalhar no CERN esta para um físico, como trabalhar na Prada esta para um estudante de moda, ou como esta para uma sub-celebridade entrar para A Fazenda. Esse eh o maior laboratório de física de partículas do mundo e o fato de ter "nuclear" no nome não significa que eles façam bombas atômicas, pelamordedeus, ne? Tem que avisar, antes que venham os "Nuclear? Soy Contra!" me falar de Fukoshima e das bombas do Japão. Centro de pesquisas nucleares, usina nuclear, bomba nuclear... Não são a mesma coisa!

Continuando... 

No CERN fica o LHC - Large Hadron Collider - que o maior acelerador de partículas (e com maior energia) que existe no mundo. Seu principal objetivo é obter dados sobre colisões de feixes de partículas e pra isso acelera-se essas particular num anel de 27 km de circunferência. Tudo isso para tentar entender, cientificamente, algumas das perguntas mais antigas e difíceis de serem respondidas: do que somos feitos? De onde viemos? O que existe la fora? Quem vai ganhar a copa Libertadores hoje a noite?

Instalação do CMS  "Solenóide de Múon Compacto".
Átomo
Mas o que são partículas? Todo mundo aqui deve se lembrar das aulas (deliciosas!) de ciências na escola em que aprendíamos que a menor parte da matéria eh o átomo, certo? E que o átomo era feito de eléctrons rondando enlouquecidamente em volta de um núcleo feito de prótons e nêutrons. A gente aprende na escola que toda a matéria que conhecemos eh feita essencialmente dessas 3 partículas elementares... 

E, como quase tudo que a gente aprende na escola, isso não eh verdade!

Oi? Tem alguém ai ainda?

Bom, leitor imaginário, na verdade o eléctron eh de fato uma partícula elementar. Isso quer dizer que ate hoje não conseguimos dividi-la em coisas menores. Não houve colisão, faca, maçarico, dieta que tenha conseguido quebrar um eléctron.

Contudo, nêutrons e prótons já foram divididos em coisas menores. Em Quarks! Prótons são feitos de 3 quarks - dois Up e um Down - e nêutrons de 3 quarks - um Up e dois Down. Por algum tempo concluiu-se que toda matéria seria, então, composta apenas de eléctrons e quarks Up e Down, afinal, todos os elementos da tabela periódica são compostos por átomos feitos de eléctrons, prótons e nêutrons.

Mas, com pesquisas em física nuclear e de partículas descobriu-se outras partículas. Partículas que, aparentemente, não servem para nada que a gente use ou veja. Nada que a gente toca, sente, usa eh feito dessas partículas, de novo, toda a matéria, tudo que a gente tem e eh, precisa apenas de um arranjo - enooooooooooorme - de átomos compostos apenas de eléctrons e dois tipos de quarks.

Então, por que a natureza teria feito essas partículas adicionais? Na natureza nada existe ao acaso, nada existe sem função. E os seres humanos tem essa necessidade de descobrir o "por que" de tudo, não eh? Sera que não existem muitas outras? Onde elas estão? Como se alimentam? hoje, no Globo Repórter!

Cade o bóson que estava aqui?
Depois de muita e muita pesquisa, sabemos que existem 12 partículas e que elas apresentam alguns padrões e por causa disso classificamos essas partículas de acordo com seu comportamento, chamamos isso de tabela periódica de partículas elementares. Nessa tabela temos 3 divisões - Quarks, Léptons e Bósons.


Agora sim, ate o leitor imaginário foi embora...

Conseguimos pelo menos chegar na palavra "bóson". O que isso significa? Bom, eu poderia dizer que um bóson eh toda partícula que possui spin inteiro e obedece a estatística de Bose-Einstein... Mas dai eu teria que entrar em física estatística e o que são spins... ZZZZZZZZ

Vou dizer apenas que a luz, por exemplo, eh uma partícula do tipo bóson. 

Estamos saindo da Matrix?
 No LHC, no CERN, partículas (normalmente prótons) são aceleradas com uma energia muito, muito alta e então elas batem umas contra as outras. Nessa colisão as partículas "desaparecem" e viram anergia (alguém ai se lembra que E=mc^2? Ou seja, energia - E -  pode virar massa - m -  e vice versa?) e depois voltam a virar partículas, num arranjo totalmente novo. Elas não viram necessariamente prótons novamente, elas podem virar alguma dessas outras partículas da tabela acima. Para cada energia, uma nova gama de novas partículas. E por que não aumentar mais e mais essa energia para ver se novas partículas aparecem? Para aumentar a tabela periódica de partículas elementares? 

daqui

A teoria que explica como isso ocorre necessitava de uma partícula geradora, uma partícula pai... Uma partícula responsável por dar massa a todas as outras partículas e sendo assim determinar cada uma delas. Essa partícula tao especial ganhou o nome de seu idealizador, o físico inglês Peter Higgs (que ainda vive!) e foi apelidada por muitos como "a partícula de Deus", por ser ela a suposta geradora de toda a matéria, o universo, tudo que conhecemos. Quer chamar de partícula Gaia? Partícula Buda? Partícula Alah? Que seja...

Oi? Tem alguém ai ainda? Não me abandonem! Não me deixem só!

Mas o que eh massa? Massa eh uma característica que algumas partículas possuem. Eh a massa e o pote de sorvete que eu tomei ontem que deixa a gente gordo. Eh ela também que permite que corpos se atraiam. Eh por causa dela que a Terra se sente atraída pelo Sol e gira em torno dele, eh por causa dela que a Lua se sente atraída pela Terra e gira em torno dela. Essa atracão eh mutua, na verdade, mas quem tem a maior massa eh quem vai exercer maior atracão em cima de quem tem a menor massa. Isso acontece com tudo que tem massa, ate conosco, que vivemos pregados no chão do nosso planeta por conta da gravidade.

Não existe masa negativa... 

Voltando ao bóson de Higgs... Uma colisão dessa que eu expliquei acima dura a eternidade de 10-23 segundos... 

Isso eh = 0,00000000000000000000001 segundos... Ta rápido pra você? Lembre disso quando for reclamar que o final de semana passa rápido demais. hehe

Bom, de acordo com numero de colisões e energia esperava-se que a existência do bóson de Higgs aparecesse como uma "anomalia" no comportamento da curva. Explico... No lugar de uma curva que descresse com energia, apareceria um trequinho de nada, um "ponto fora da reta", como no esquema tosco que eu fiz abaixo no Paint.


So que esse trequinho de nada eh tao, tao difícil de ver que para isso seriam necessárias muitas e muitas e muitas medidas. Por isso foram feitas 40 milhões de medidas por segundo, 24h por dia, o ano todo...

Bom, depois e tantas e tantas medidas parece que conseguiram finalmente ver o bóson de Higgs. O bichinho eh anti social... Não gosta de se expor, não curte os Paparazzi. Eh muito caseiro, não gosta de baladas, só faz compras pela internet e manda entregar em casa. 

Não tirem fotos, por favor!
E pra todo o fuzuê em cima da descoberta de uma partícula anti-social?

Não lembram do começo do texto? Para entender de onde viemos e do que somos feitos. A teoria que mais se encaixa com as evidencias experimentais que possuímos hoje precisava da existência do bóson de Higgs. Uma vez ela de fato existindo, podemos seguir tentando explicar outras coisas bizarras do comportamento do universo...

Querem um exemplo? 

Eu disse que tudo que conhecemos, somos e vemos eh feito de elementos da tabela periódica, ne? 

Todos os elementos (matéria) que nos achamos que conhecemos.
Bom, eu menti!

Na verdade apenas 4% do que existe em todo o universo e além eh feito de elementos que estão na tabela periódica. A gente, a natureza, as estrelas, o sol, os planetas, a Valesca Popozuda... tudo feito com esses 4% de massa, todos provenientes da tabela periódica.

Contudo, existe uma misteriosa absurda quantidade de massa (96% do total) vagando pelo universo, que chamamos de matéria escura. E essa matéria escura possui uma energia misteriosa, que chamamos de energia escura, que age como uma anti gravidade e que eh responsável pelo universo estar expandindo aceleradamente ad infinitum. 

A verdade esta la fora!
Isso não eh inacreditavelmente empolgante?

Quem disser não vira meu inimigo natural para sempre e sempre! Hunfs

ATUALIZACAO

Não tem relação com o bóson de Higgs (ou tem, né?), mas o blog eh meu e eu atualizo com o que eu quiser! 

Corinthians campeão!!!


Certeza que você gritou muito ontem, pai! Te amo!

Links para esta postagem |
31

China - Parte 6

Posted by Luana on 11:41 in
As comidinhas, ne? 

Olha, eu sempre gostei de comida Chinesa, quero dizer, eu gosto da comida chinesa que eh servida no Brasil, da que eu experimentei nos EUA, na Suécia, aqui em Narnia molhada do Sul... Dai cheguei la no pais XingLing doida pra experimentar tudo, ver se a comida de la eh melhor do que as que eu já havia provado.

Fato eh que eu quase não comi fora. Tinha almoço no congresso e no jantar eu preferia comer algo mais leve no meu quarto, algumas frutas, bolachinhas compradas no mercado próximo ao lugar onde fiquei. Então meu post sobre comida na China vai ficar devendo um pouco, certo? Esse blog não eh um guia e viagem, vocês já devem saber...  

Bom, eu achei a comida muito gordurosa. Tudo era frito, empapado no óleo. O cafe da manha do hotel tinha uma versão ocidental e uma versão chinesa. A versão ocidental tinha ovo cozido - urgh - e macarrão a bolonhesa - hein?

Eu preferi comer a versão chinesa... 


Era uns bolinhos cozidos, que existem em versão japonesa (Guioza) e são chamados de Jiaozi. Nao digo que são a melhor coisa para se comer logo cedo, mas era isso ou macarrão. Esses bolinhos vinham com carne de porco e cogumelos e eram muito saborosos. O cafe servido em todos os lugares que fui estava horrível e aguado. E eu não gosto muito de chá verde, mas pra quem gosta eh um prato cheio, tem chá verde em todo lugar.

A tipica mesa chinesa tem um disco no meio em que todos os pratos são colocados. Dai gira-se o prato e cada um vai se servindo com seu proprio Kuaizi (os palitinhos que no Brasil a gente conhece pelo nome Japonês de Hashi).

Jantar do congresso
Nem todo mundo (tipo eu) achou a coisa mais higiênica do mundo ficar compartilhando os mesmos pratos em que todo mundo colocava seu Kuaizi babado. Eu sei que cada um pega o pedaço que vai comer e tals, mas e o psicológico? Como fica? Eu sou dessas que fica imaginando nano gotículas de baba alheia caindo no prato, na comida que eu vou pegar. Fiquei com nojo, obviamente. A saída - dada por uma brasileira dentista, professora e pesquisadora da Unesp, que conheci no congresso - foi pegar a minha comida logo que traziam os pratos, antes que a galera pudesse pegar antes de mim... Funcionou e eu consegui provar as coisas.

Frutos do mar com legumes.
Bom, os pratos em geral eram feitos de carnes fritas com legumes. Também tinham vários pratos com frutos do mar, mas novamente, tudo frito. O tempero era muito forte, algumas vezes absurdamente apimentado, outras com gosto forte de tempero de Miojo, sabem? Tudo cheirava a miojo e gordura. 

No jantar no congresso teve um momento que chegou um prato de salada... Os chineses da nossa mesa ficaram muito animados e disseram que a gente tinha que provar um treco preto, que estava no meio da salada. Disseram que era um prato muito fino, muito chique, uma honra! Eu provei, ne? Peguei o pedacinho de coisa preta e provei... Quando comecei a mastigar senti um gosto bem ruim e uma consistência gosmenta. Era horrível! Perguntei o que era aquilo e me disseram que era Pidan, ou, ovo centenário.

O que eu comi não era assim, eram um pedaços pequenos, cortados.
Gente, eu tive que entoar um mantra divino, pensar num pote de sorvete da Häagen-Dazs, pra não vomitar ali. Serio. Eh um ovo de pato, galinha ou ganso que eh deixado em uma mistura de argila, cinzas, sal, cal (cal!!! Quer me matar?) e amido de arroz, por diversas semanas, ou por meses, dependendo do método de preparo. Ou seja, ovo podre... NOJENTO! 

Ai que coisa nojenta!

Num dos dias do congresso o almoço estava tao ruim que eu não consegui comer nada, ate o arroz era frito... Sai do restaurante e me direcionei ao McDonald`s mais próximo. Pedi um Big Mac. Era isso ou eu passava fome. 

Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gergelim.
Os restaurantes e barraquinhas de comida eram sempre muito carregados de informação, muitas fotos, muitas comida a mostra. 
Caldos para comer com noodles.
Pessoa tampa a boca, mas não tampa o nariz e pega a sua comida com as mãos.
O prato tipico de Pequim eh o tal do pato laqueado. O bicho eh tao frito que não sobra la muita carne pra comer e ele eh normalmente servido como na foto abaixo, enfiado num espeto. Eh interessante a apresentação, mas não eh o que eu considero um prato apetitoso de se ver, não eh? 

Pato laqueado
De sobremesa sempre tinham frutas. Pela cultura local - e eu soube que na Coreia do Sul eh a mesma coisa - servir fruta eh algo muito nobre, chique. você só serve fruta para os convidados especiais. Eles tinham muitas cerejas, melancias, laranjas e bananas, todas deliciosas! No jantar do congresso também serviram uns bolinhos de arroz recheados com uma especie de geleia grossa, de damascos. Eu gostei bastante! 

Bolinhos doces de arroz, conhecido no Japão como Mochi.
Quanto as bebidas. Eu bebi praticamente Coca Cola (2 XingLings, lembram?), no jantar do congresso tinha um vinho muito do ruim e uma cerveja sem graça. Convenhamos, depois de morar em Narnia Molhada do Sul fica meio difícil achar cerveja de outros lugares boa. Não vi quase sucos naturais. Alias, eu achei tudo la (comida, bebida) muito industrializado, cheio de conservantes, empanados, congelado... Tudo pronto para ser frito.

Vinho a la Chapinha, serio!
A China eh um pais enorme e com gente pra dedeu. Vez ou outro alguém fala de alguma comida maluca que se coma na China (ou na Índia) e dai a gente fica achando que todo mundo come aquilo. Isso não eh verdade. Cada região tem suas comidas tipicas e cultura diferente. As pessoas que moram mais ao sul comem coisas mais diferentes, como insetos e cérebro de macaco, mas isso mais no interior. As pessoas que moram nas grandes cidades (lotadas, cheias de gente por todo lado, socoroooooo!) não possuem esses hábitos mais. A comida eh relativamente igual a nossa, carne de boi/frango/porco, com arroz ou noodles e legumes. A diferença eh em como eles preparam isso.

Acho que eh fácil de imaginar como eh... Pensem no Brasil e em como a comida muda com relação a região. Eu não teria coragem de comer buchada de bode, por exemplo (mas teve coragem de comer ovo podre, ne Luana? Se mata!).
Tem buchada de dragão?
Nos mercados se acha muitas marcas ocidentais. Alias, tinha mais marcas de chocolates belgas por la do que eu vejo nos mercados por aqui. A china eh um mercado excelente, não eh? Então as empresas estão mandando tudo que podem pra la. Se você não gosta de comida chinesa e esta na china não entre em panico, porque você vai achar de tudo pra comprar por la.
A comida mais gostosa que eu comi na China foi na verdade Japonesa... hahahaha
Fui jantar num restaurante Japonês com alguns brasileiros que conheci no congresso e ai foi so alegria. Peixe cru, sopas deliciosas... 

Pratos lindos, com copinhos com gelo seco, pra dar um visual mais legal ainda.
Sopa com legumes. Estava muito boa!
Uma ultima coisa sobre a comida na China. Cuidado com o que você pede, veja bem as fotos que eles costumam colocar, porque nem tudo eh traduzido corretamente. Alias, quase nada eh traduzido corretamente.

Isso la parece com um "burguer"?
A palavra em Flemish do dia eh Rot = podre

Links para esta postagem |
Web Analytics

Copyright © 2009 Hunfs All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.