31

Dat Klopt!

Posted by Luana on 14:21 in ,
Faz um tempão que eu não conto das minhas fatídicas aulas de Flemish... Eu me lembro de ter contado apenas do primeiro modulo, um ano atras (aqui) e não ter mais tocado no assunto.

Ta difícil continuar no curso... Eu gostava muito da primeira professora, mas a de agora não me desce. A mulher ri toda vez que a gente fala alguma coisa errada - ou seja, sempre - e solta uns comentários preconceituosos começando com "aqui em Narnia Molha do Sul todo mundo..." seguido de alguma qualidade que eu SEI que ninguém segue... 

Tem duas pessoas no meu curso que não sabem ler e escrever direito... E ela age como se fosse a coisa mais absurda desse mundo, coisa de selvagens de países de terceiro mundo. Ta certo que isso não eh comum por aqui, mas a sujeita eh professora de línguas numa escola para imigrantes, já não devia estar acostumada? Sem falar na sensibilidade de pensar nas condições de vida que essas pessoas tiveram, vindas muitas vezes de algum pais em guerra, ou em que a educação não eh acessível...

Uma dessas pessoas que não consegue ler/escrever direito eh persa, do Irã. Conversando com ele eu entendi que ele sabe SIM ler e escrever, muito bem, alias, soh que a fofa não percebeu que no Irã não se usa o alfabeto latino, mas o arábico. Ele eh tratado como um retardado, alias, quase todo mundo la eh tratado como retardado.

Tipos de escrita pelo mundo (fonte - Wikipédia)
    
A maioria das alunos vem sim de países muito pobres e muitas vezes eles são muito simples e demoram bastante para aprender... Aprender uma nova língua não eh a coisa mais fácil desse mundo, ne?  Sem falar nas diferenças culturais. Em Flemish sempre se usa "por favor", "obrigado", "licença" para qualquer coisa (meio como o Português) e também muitos diminutivos. Pra quem fala alguma língua menos "polida"  soa estranho dizer "me passa, por favor, um pouquinho de açucarzinho para colocar na minha xicarazinha?". Tem dois amigos russos, que trabalham aqui na usina e fazem o curso comigo, que sofrem quando tentam falar Flemish exatamente por isso... Pra eles Flemish eh uma língua de mulherzinha (hahaha).

Tem também aqueles caras que fazem o curso obrigados, Na verdade eles são de fato obrigados, pois todo imigrante que entra aqui em Narnia e pede visto permanente tem que seguir uma serie de cursos de integração e um deles, obviamente, consiste em aprender as línguas locais. Esses cursos, inclusive, são de graça e oferecidos pelo governo. Então a presença dessas pessoas na sala de aula eh obrigatória e as notas são usadas no processo de obtenção do visto permanente.

Agora, imagina trabalhar o dia todo em algo bem cansativo e depois assistir 3 longas horas de Flemish, duas vezes por semana? Não eh fácil! Eu, que não sou obrigada a seguir o curso, fico de saco cheio as vezes, imagina quem eh?  

Mas não era sobre o sistema de integração belga que eu queria contar... Eu quero falar de alguns "amiguinhos" de classe e como isso tem ajudado a cansar a minha beleza...

Tem um cara que acha que fala fluentemente... Ele jura que esta no modulo 3 apenas porque não sabe escrever e ler direito. Durante as aulas ele fica falando antes da professora... E quando algum aluno eh requisitado para responder alguma pergunta ele responder antes...

Isso por si só já eh motivo de fuzilamento em praça publica na Luananberg (nome provisório do meu reino, caso um dia eu consiga dar algum golpe de estado). Além dele achar que eh o bom e responder pelos outros, ele ainda SEMPRE erra! Isso, nas leis de Luananberg seria punido com tortura, humilhação e fuzilamento em praça publica, crime imperdoável! Me irrito num nível! Filhão, cala a sua boca, ne? Dai a professora corrige a asneira que ele falou e ele solta "mas foi isso que eu disse".

Hunfs!

Tem o outro sujeito que não ta nem um pouco afim de aprender Flemish e que nunca deve ter aberto o livro pra estudar. Ele não eh um pobre coitado que trabalha o dia todo, tem família pra criar e não tem tempo. Nada! Ele arrumou uma namorada belga e por isso se mudou pra cá e esta curtindo a vida as custas dela...  Ele sempre fala que acorda todos os dias depois do meio dia, bla, bla, bla whiskas sache... Eu faco a egípcia com esse cara, porque certa vez, logo no começo ele veio me perguntar se tinha tido um final de semana bom... Eu disse que sim e ele me soltou que ele também, pois tinha passado todos os dias fazendo sexo... E eu fiquei com cara de "Oi?".

Dai que ele fica chutando as respostas, já que não estuda.... Por exemplo, tem alguns exercícios que a gente tem que dizer se alguma coisa eh certa ou errada: Dat klopt = certo, Dat Klopt Niet = esta errado

A professora vai lendo as alternativas e todos temos que dizer se esta certo ou errado... Quais as chances de acertar? 50%, claro...

E a coisa flui assim

Professora = o céu eh azul
todos = Dat Klopt 
Mane = Dat klopt Niet.... Oooops... Dat Klopt

Professora = o mar eh vermelho (eh... eh meio bobo, mas ajuda a treinar o ouvido a entender as palavras)
todos = Dat klopt Niet
Mane = Dat Klopt.... Oooops... Dat klopt Niet 

Dai a gente muda de assunto e a professora continua


Professora = Qual o passado de "fazer"?
todos = deed
Mane = Dat klopt Niet.... Oooops...

Ou seja... 

ehhhh laiaaaah!

Também tem a imigrante revoltada... Uma pessoa que largou seu pais porque la ela não achava emprego... Ela adora responder as coisas na língua nativa dela, Espanhol.

Professora = Qual o passado de "fazer"?
Todos = deed
Ela = Hizo

Da vontade de dar um Tiger Uppercut Duplo Carpado na cara, ne? Sem contar todas as vezes que ela fala de como Narnia Molhada do Sul eh um lugar horrível para se viver e que os elfos são uns porcos, gordos e preguiçosos...

Além desses tem o garoto que não consegue pronunciar UMA palavra direito... E a língua nativa dele eh o Inglês, minha gente!

Professora = repita comigo: DRIE (fala-se como se escreve, quer dizer "3")
Garoto = idffwkedwekd

Professora = Naaaaao.... Eh fácil, tenta de novo: DRIE
Garoto =brewns?

Professora = Naaaaao.... Vou falar mais devagar: DRIIIIIIIIIIIIIIIEEEEEEEEEEEEEEE
Garoto =breeeeeeewwwwwwwns?

Sempre me lembro do Joey, do Friends, tentando falar Frances... 




HAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHA

Respiraaaaaaa

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Gente.... TODA VEZ!!!

E nessa a aula não flui, ne? Porque somos em umas 15 pessoas... E toda vez tem um que para a aula, ou que não consegue seguir, ou que resolve falar alguma coisa sem sentido...  E eu la, pensando na minha casa, meu Curie, meu Maridon.... 

Semana que vem temos prova oral (ui!) e teremos que contar sobre nossa educação. Quantos anos estudamos, qual nossa matéria preferida na escola, porque resolvemos mudar pra Narnia Molhada do Sul e o que fazemos aqui - explicando com detalhes o que estudamos e no que trabalhamos.... Olha, antevejo momento de puro deleite, já que cada um vai ter que se apresentar pra classe toda e depois nos teremos que dizer o que entendemos e o que não entendemos... Ai!

Links para esta postagem |
24

Pascoa - Keukenhof em Lisse

Posted by Luana on 10:21 in ,
Domingo saímos de Utrecht e fomos em direção a Lisse. Felizmente o tempo abriu e estava sol, ate deu para baixar a capota do carro (sim, ele eh conversível) e aproveitar o solzinho, mesmo com temperaturas em torno dos 10 graus (depois desses anos todos em Narnia o frio se tornou tao relativo).

Nosso destino foi a cidade de Lisse para conhecer o maior parque de flores (jardim?) do mundo, o Keukenhof. Anualmente planta-se cerca de 7 milhões de flores por ano e o parque só fica aberto do final de março ate metade de maio.  O nome Keukenhof quer dizer "Jardim da cozinha" e esse nome deve-se ao fato de que no inicio (séc XV) nesse local eram plantados temperos usados na cozinha do castelo da condessa de Hainaut, Jacqueline.   

Eu como jardineira sou uma ótima física... Não conheço o nome de quase nenhuma flor e claro que eu esqueci de anotar... Então me desculpem!

O lugar eh maravilhoso e vale muito a pena se você estiver vindo pra essas bandas.

Entrada da estufa

Boa parte das flores fica na parte externa do parque, mas existe essa estufa onde você pode ver cada exemplar, caso esteja com pressa ou não possa andar pelo parque todo.



E no meio do dia teve apresentação com aves de rapina.

Ela ficava dando rasante nas nossas cabeças, eu adorei!

Cansados de ver flores? Tem muito mais! Mas vamos fazer uma pequena pausa para ver o moinho...


E um homem fazendo aqueles famosos sapatos holandeses de madeira...

Eles não parecem  nada confortáveis...
E mais flores...

Olhem esse vermelho!
E mais flores... Ate cansar!


As famosas tulipas!

Alguém ai já viu flor verde? 


Domingo de Pascoa vendo flores, não eh uma delicia? No final da tarde, quando saímos de Lisse passamos por Haarlem e depois outra cidade, na costa, onde jantamos um peixe maravilhoso num restaurante em frente ao mar.  

E ai, gostaram das fotos? 

A palavra em Flemish do dia eh, obviamente, Bloemen = flores 

Links para esta postagem |
21

A Pascoa - Utrecht

Posted by Luana on 22:00 in ,
Eu não sei se já contei, mas sMol fica do ladinho da Holanda (também conhecida por Narnia Molhada do Lado), da pra passar a fronteira andando de bicicleta da minha casa, super perto mesmo... Dai que na pascoa resolvemos ir de carro pros países baixos para visitar algumas cidades. 

Nossa primeira parada foi em Utrecht, para visitar um casal de amigos Neo-Zelandeses que conhecemos quando moramos na Suécia (olha que bagunça, ne? E viva esse mundo globalizado!).  

Utrecht eh antiga pra dedeu (o que por essas bandas nao eh?), tem sua origem na idade media (quem por essas bandas nao teve?), e foi uma cidade importante pro comercio/religião num seculo ai bem antigo (como toda porteira por aqui). Sem querer fazer pouco caso da cidade, eu adoro ler as historias e tals, saber o que se passou pelas ruas que eu visito hoje, mas qualquer dessas coisas vocês podem achar na internet e sera bem melhor explicado do que minhas palavras aqui... A cidade eh linda, com canais e muitos estudantes, por causa da universidade famosa... 

Eu tenho um carinho todo especial por Utrecht por causa de um de seus ilustres elfos: Dick Bruna! 



Ele eh o pai criador de um dos meus personagens mais queridos, a coelhinha Nijntje (em inglês Miffy). Ele ainda ta vivo!! Eu bem que queria ter feito uma visita a ele, mas me contentei em visitar a estatua de Nijntje no centro da cidade. 

Owwwwwnnn!!! Que linda!!!
Alguém ai achou a Nijntje parecida com a Hello Kitty? Os tracos? Pois eh, meus amigos, diz a lenda que a Sanrio copiou os tracos minimalistas da Nijntje para criar os personagens da turma da Hello Kitty. A Sanrio inclusive perdeu uma ação contra Dick Bruna por plagio, em relação a personagem Cathy, que eh um coelhinho. 

Eu não gosto da Hello Kitty, então saber que ela pode ser plagio da minha amada Nijntje só aumentou minha implicância... hahahahaha... Eu lia os livrinhos da Njintje desde pequena e ADORAVA!! 

#TEAM #NIJNTJE!!!!! S2 S2

Além de ver a linda Nijntje, nos tivemos um dia maravilhoso com nosso amigos e eu ainda achei uma estatua linda de cavalos.

No domingo de Pascoa fomos ver as tulipas, mas isso fica pro próximo post (prometo!).

A palavra em Flemish de hoje eh Kinderboeken = livros infantis

ATUALIZAÇÃO

Li o comentário da Liss e fiquei com a pulga atras da orelha... hehehehe

Então fui ver se era A ou O Nijntje. No site (fofo!) oficial da Nijntje fala assim:


"Ze houdt van schrijven en tekenen, van de natuur en van haar vriendjes en familie" - Ela gosta de escrever e desenhar, da natureza e de seus amiguinhos e família. No site Nijntje eh uma menininha.

Sera que isso mudou com o tempo? Sera que por todo mundo fora da Holanda achar que Nijntje era uma menina ela acabou de tornando? Isso eu pretendo descobrir! =)

Aguardem cenas do próximo capitulo!

Links para esta postagem |
Web Analytics

Copyright © 2009 Hunfs All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.