20

Comida da Etiopia

Posted by Luana on 12:49 in , ,
Estava no Groupon dias desses uma promoção para comer num restaurante de comida etíope no centro de Antuérpia e como eu gosto de experimentar comidas que não conheço convenci Maridon em ir. Aproveitei e comprei o voucher para 4 pessoas, assim poderia levar mais pessoas para essa aventura muito louca com uma galerinha do barulho... haha

Bom, as cobaias escolhidas foram dois estagiários aqui da usina... Não foi o Orc, obviamente, foram dois estagiários mais bonzinhos.

Minha gripe esta um pouco melhor, mas ainda não estou 100%, mas como já havia feito a reserva fomos assim mesmo. 

O restaurante tinha uma decoração muito bonita, muitas cores, objetos de decoração que, suponho, eram etíopes. Logo na porta tinha um manequim vestido com (suponho) roupas tipicas. Eu entendi a ideia de colocar o manequim ali, mas confesso que a coisa eh meio sinistra. A pobre manequim jazia pendendo para o lado esquerdo, meio mal arrumada e eu levei um susto quando entrei no restaurante, porque achei que fosse uma pessoa de verdade - provavelmente ninguém deve achar, mas eu sou ceguinha, ne? 

Primeiro prato era a base de cuscuz, um pouco apimentado e com cebolas, alho e cenouras.  Eu gostei!

Fonte - wikipedia (o prato parecia com esse)
Depois veio uma salada de batatas com mostarda dijon, gostosinho, mas não chegava a ser memorável.  

Dai veio o prato principal, realmente tipico da culinária etíope. 

Ele chegou assim:

O que tem em baixo desse chapéu de mexicano?
Dai o moço que nos atendeu tirou o "chapéu" e o que vimos a principio foi isso aqui:

Essas coisinhas enroladinhas brancas são umas panquequinhas.
Ele trouxe outros pratos e começou a organizar tudo dentro dessa cesta... E no final ficou assim:

Parece gostoso, ne?

A parte amarela eh feita de repolho com algum tempero que não sei o nome - não era curry -, a parte meio roxa, logo ao lado da amarela, era feita a base de carne bovina, a parte marrom era com frango e logo ao lado tinha legumes cozidos (vagem e cenouras) e ao meio uma salada. 

Voces conseguem ver umas panquequinhas logo abaixo de tudo? Essa panquequinhas são usadas para pegar a comida, porque la na Etiópia não se usa talheres.

Bom, o moço começou a explicar como eles fazem para comer, pegou um um pedaço de panqueca e ficou la, falando, falando... Eu só conseguia me focar nas mãos sujas dele pegando na comida que nos deveríamos comer. 

Ele ficou segurando o pedaço de panqueca e os meus olhos la, fixos na mão dele... 

Dai ele mergulhou o pedaço de panqueca numa das porcões com carne bovina, a que estava mais próximo de mim - CLARO! - e pegou um pouco. E ficou la, falando e falando, agora um um pedaço de panqueca coberta por pedacinhos de carne. 

E eu olhando fixamente para as mãos dele... E notando as unhas sujas... 

O horror! O horror!


Dai ele começou a dizer que na cultura deles toda vez que alguém tem convidados eh comum que o dono da casa pegue um pedaço de comida com essa panquequinha e entregue para o convidado... 

Dai eu comecei a suar frio... E se esse cara resolve me dar esse pedaço na mão dele? 

Não, não, nãaaaaaaaaaaaaaaaaaao!!! 

O horror! O horror!
Acho que ele percebeu meu olhar de medo e pavor... Porque ele soltou o pedaço dentro do prato - eca, eca ecaaaaaaa!!! - e disse que devíamos fazer isso entre nos, para ter um gostinho de como eh comer no estilo etíope. 

Quando ele saiu eu me certifiquei em fazer uma barreira em torno daquele pedaço - justo em cima da carne! Hunfs, a salada ele não ia pegar, ne? - e comer o resto... Logico que não ficamos um dando pedaços de panqueca pro outro. Respeito que seja a cultura deles, mas era muito pra mim... 

Olha, tirando esse momento de terror eu achei a comida gostosa. Não estava muito apimentada e tinha bastante gengibre e alho - que eu adoro. 

Eu não sei se voltarei a esse restaurante, mas a experiencia foi interessante! 

E vocês? Ja comeram alguma comida muito diferente? Passaram por alguma saia justa em algum restaurante?


|

20 Comments


Amei aquele "chapéu mexicano" onde veio servida a comida...comer com estilo! :))))


Só tem duas pessoas nesse mundão de meu Deus que podem colocar as mãozitas no meu prato: minha mãe e o Fá. Considere que nenhum dos dois faz isso.

www.falagrasi.blogspot.com


estivemos, eu e marido, em Portugal há pouco tempo. Primeira viagem depois de ele ter feito uma cirurgia de redução de estômago. Óbvio, ele come menos que uma criança... e eu faço um prato q considero assim... normal...
Minha família é toda portuguesa, já estive antes naquele país e sei que c-o-m-i-d-a assim como c-o-m-e-r é mais que um ritual, comer ou não comer indica o quanto vc ama aquela pessoa e nos restaurantes o prato é uma bacia e vem com refeição para alguém que ama o prazer da digestão. Enfim... fomos destratados na 1ª refeição em Lisboa e passamos pela ridícula situação de contar a historinha de como um homem e uma mulher adultos comem menos que uma refeição dividida por dois... isso em todos os outros restaurantes (antes de pedir o prato) e pior ainda na casa de familiares.
Igual criança se desculpando.. me sentia ridícula sorrindo enquanto ele descrevia detalhes escatológicos conforme a pergunta de quem servia... horrível...


Luana aqui eu to sempre comendo algo diferente. Thai, Indonesio, Indiano, Marroquino... mas o que eu mais gosto é do Suriname. Eles tem o esquema da panqueca também, maioorrrrrr delicia, aprendemos fazer lá em casa e agora toda semana rola Roti. Eu gosto de comida chinesa, japonesa... alias fui em um all you can eat japones sexta e quase entrei em coma. Que delicia.

Fiquei com nojinho, eu nao conseguiria comer mais pensando nas unhas do cara.

beijos


Adoro ter novas experiências tbm, e como boa gorda, novas experiências gastronômicas(inclusive pratos doidos que invento) fazem parte de toda essa busca por novidades =)
Confesso que diante da observação das unhas sujas do cara, acho que perderia o apetite pra todo o resto, pq talvez aquela imagem não me saísse da cabeça, e ququer gosto estranho que eu sentisse na comida eu ia achar que seria algum corpo estranho, fora que eu iria ficar imaginando a cozinha =S Minha neura não tem limites,rsrs


Que legal!! Eu nunca comi comida etíope. Acho que a experiência mais engraçada que tive em restaurantes foi quando fui a primeira vez em um restaurante japonês, há muitos anos atrás. Conseguir comer com o Hashi, de primeira é complicado! Aliás eu amo comida japonesa, pena que aqui, não é um dos melhores lugares do mundo para comê-la.
ps: os gifts nas suas postagens sempre me fazem rir :-)


A comida mais diferente que ja experimentei foi a indiana... gostei bastante... mas nao me sustentou por muito tempo não.
Uma que sou curioso para prova é a mexicana... ainda nao provei!

Um abraço!


Lu, eu toda chorosa aqui, vou conferir o que vc tem de novidade, dai vejo os comentários sobre as unhas sujas do cara, as imagens que postou e começo a rir alto na sala. HUAHSUAHSUASHAUSHUAS
Que tosco! HASHUASHUAHSASHUASHU


achei esses pratos bem feiosos! Não me apeteceu nem um poucquinho.


kkkkkkkkkkkkkkkkkkk ... Lu de Deus, tua vida é uma aventura! hehehe ...
Menina, no começo do seu post me deu até vontade de comer tb, mas quando cheguei na parte do homem colocando a mão na comida a vontade foi-se toda embora! hehehe ... Eu sou nojenta de mais!
E não sou fã de esperimentar comida nova! Pra eu comer a famosa carne de rena / alce e tudo essas carnes dos bichinhos semelantes que eles comem, levei dois anos! kkkkkkkkk

Beijão


Luana,

O que os olhos não veem o coração não sente. Se no balcão era assim, imagine na cozinha hahahaha. Quando me deparo com essas situações, eu mentalizo que aquelas bactérias também fazem parte do meu corpo kkkkkkkk. As vezes meu pensamento quer me enganar e colocar vírus de formiga e etc XD, mas ai eu bloqueio eles e como alegremente, dá certo e ainda não morri hehe.


Quer comida mais estranha que a baiana?
E eu adoro!!!

Olha, fico com nojo de unhas sujas. Eca mil vezes!!!


Luana, tudo vale a pena... menos mão suja no prato da gente, né?:-)

Abração

Jan


Confesso que meu espírito aventureiro para comidas diferentes é -5!! hahahaha...
E comida diferente com unhas sujas piora um bocadinho!


Algumas coisas bem parecidas com uns preparos marroquinos... que eu amo, faço sempre, mas não como a mão, hahahaha... O dia q vc vier pra essas bandas eu prometo um jantar à lá Marrocos pra vcs...


Lu,
como nao tem jeito de rir dos seus pots...... menina ia lendo e rindo, rindo... cara é muito gostoso!!! ADOROOOO!!! de montão...
é para de ter eca de tudo mulher, o que é uma unhinha suja... rsrsrsrs
Beijão... me diverti mutio agora lendo...


Olha, esse negócio de unha suja acaba com o clima de descoberta e tal...

Estávamos em Berlin batendo perna no ano passado quando resolvemos experimentar o nosso primeiro Kebab. Apesar do lugar ser bem bonitinho, achei a arrumação do sanduíche um pouco feia e comentei com o meu marido. Foi quando ele soltou o seguinte comentário: "feia mesmo era a cor das unhas do cara que preparou.."

Preciso dizer que bebi só refrigerante? Eca..


Oi Luana,

em restaurantes africanos por aqui é o mesmo esquema. Tem que pegar a comida com esse pao/panqueca que eles dao. Mas a comida é assim meio molhada e o paozinho nunca é suficience. Ai voce tem que pedir mais e claro, isso vem incluido na sua conta...
Mas no geral eu gosto, já fui a um restaurante africano aqui 3 vezes. Sempre gosto de levar amigos diferentes lá. Cada um reage de uma maneira. Mas o garcon nunca botou a mao na minha comida nao... ahh que nojo!

bjsss


Para a minha surpresa, fui a um restaurante mexicano onde eles serviram um pudim com rum :S!!! Detestei :( - Um gosto terrível, forte de bebida alcólica e o pior que eu fui com tudo pra cima do pudim...Uma decepção só!


Na Nova Zelandia eu sempre passava em frente a um restaurante africano,morria de vontade de entrar...nunca entrei porque lera em algum lugar que eles comem macacos! E o meu medo foi muito maior q eu! Fiquei sem a tal experiência!Uma pena? Talvez! Inté!

Web Analytics

Copyright © 2009 Hunfs All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.