4

Energia Nuclear

Posted by Luana on 11:31 in


Ja falei alguma coisa sobre isso aqui, mas acho que eh necessario falar mais algumas coisas...

Na descricao do blog, ai do lado, eu falo que trabalho numa usina nuclear, mas que sou da paz... Logico que isso eh uma piada, usinas nucleares nao sao uma coisa ruim, muito pelo contrario! Eh uma solucao muito limpa para o problema de geracao de energia. 

Alguém já parou para pensar no impacto ambiental de se construir uma usina hidroelétrica? Cidades inteiras somem do mata, regiões enormes são alagadas. As pessoas são evacuadas, mas e os animais? E as plantas? O problema nos reatores nucleares no Japão foram inciados pelo terremoto, o mesmo teria acontecido se houvesse uma hidroelétrica no local. Voces viram os vídeos com as ondas do Tsunami? Agora imaginem a quantidade de destruição que teria sido causada se o terremoto tivesse afetado uma usina hidroelétrica? Não eh o tipo de desastre que se pode controlar... No caso da usina nuclear do Japão as pessoas foram evacuadas, no caso de uma barragem de uma hidroelétrica se romper não teria tempo para isso...    

Achei no wikipedia alguns dados sobre fontes de energia no Japao, contando de 1950 ate 2005. Nele mostra que a energia vinda de petroleo (e derivados) ainda eh a predominante. Uma fonte de energia não renovável, que poluí. Quantas vezes a gente já não leu sobre navios petrolíferos que sofreram acidentes e despejaram toneladas de petróleo no mar?  E o CO liberado na atmosfera? Os problemas com aquecimento global? Efeito estufa? Buraco na cama de ozônio? Estatisticamente tem muito mais gente morrendo de câncer de pele (por causa dos raios UV não bloqueados pela atmosfera) do que de efeitos de usinas nucleares (de acidentes, alias, porque usinas nucleares não são responsáveis por aumentar a quantidade de dose que a população recebe por ano).


Por mais absurdo que possa parecer, segundo a Agencia Internacional de Energia (IEA) a maior fonte de geração de energia no mundo ainda eh o carvão... INACREDITÁVEL!!!!

Mineração, processo e uso do carvão como combustível tira, por ano nos EUA (não achei dados de outros países) em media 24 mil vidas (10 % disso por câncer de pulmão). Milhões de toneladas de resíduos são jogados no meio ambiente, como mercúrio, urânio, tório, 

Cade a opinião publica que não cai matando em cima disso? 237 pessoas foram afetadas severamente pelo acidente de Chernobyl, delas 31 morreram nos primeiros meses apos o acidente... Como isso pode ser comparável com os 25 mil (por ANO) devido ao carvão, e isso apenas nos EUA?

E outra, as pessoas NÃO morrem por trabalharem em usinas nucleares, isso eventualmente ocorre se houver um acidente (raros casos, e nenhum como Chernobyl). No caso de minas de carvão isso eh algo que acontece normalmente, não eh por causa de acidentes. 

Pensem nisso na próxima vez que forem criticar energia nuclear....



Links para esta postagem |
5

Mas o que me ocupa tanto? [2]

Posted by Luana on 21:38 in
Então... Mais de cem anos se passaram desde que Becquerel descobriu radiação ionizante proveniente do Urânio e dividiu o prêmio Nobel de física com o casal Curie... 

A radioterapia hoje conta com máquinas precisas, controladas automaticamente, com feixes de radiação que mudam de intensidade e geometria, enquanto tratam o tumor de um paciente (como o exemplo da Cyberknife ai em baixo)

Mas máquina é máquina... E elas estão propensas a erros (são todas controladas por Murphy)... E para que máquinas precisas e potentes como essas possam ser usadas em pacientes é necessário que se meça a quantidade de radiação (a dose) que de fato está sendo usada.

É ai que eu, finalmente, entro... Eu trabalho com proteção de pacientes submetidos a tratamento de radioterapia, fazendo dosimetria (medindo a dose que eles recebem)...

Existem centenas de casos de mal funcionamento de máquinas de radioterapia que causaram acidentes terriveis em pacientes... Isso porque as máquinas são calibradas de tempos em tempos e se alguma coisa acontece só dá para ficar sabendo na próxima calibração - ou se algum paciente apresentar sintomas de envenenamento por radiação ionizante.

O problema é que alguns dos sintomas (náusea, vomito) podem  ser confundidos com efeitos colaterais de quimioterapia... Pacientes com câncer normalmente fazem quimio e radio ao mesmo tempo...

Então, para proteção de pacientes - médicos e enfermeiras também - a dosimetria virou parte obrigatória em todo procedimento médico que use fontes radioativas (e isso não só em radioterapia, um simples exame de raio-X também te expõe a radiação ionizante).

Infelizmente, atualmente, o tipo de dosimetria feita em hospitais é passivo, ou seja, coloca-se um detector durante o tratamento, mas ele só será lido depois. Se houve algum vazamento, ou erro qualquer, só ficaremos sabendo depois (o que salvará os próximos pacientes, mas não esse).

O que eu pretendo fazer é desenvolver um método ativo... Ligado aos aparelhos de radioterapia, que ao detectar uma mínima mudança no feixe desligará tudo.

A coisa toda está bem no começo, mas tenho grandes expectativas... Eu não sei muito de eletrônica e não sou engenheira, mas a parte física eu conheço bem e tenho vários colaboradores.

Em suma, é mais ou menos isso...

Agora me deu vontade de falar de varias outras coisas relacionadas... Como tipos de tratamento, a diferença entre reator atômico e bomba atômica (uma coisa não leva a outra), as curiosidades da ciência, os diferentes tipos de radiação (onda de radio, por exemplo, é um tipo de radiação, mas não causa câncer)...

A palavra em flemish do dia é Straling = Radiação

Links para esta postagem |
7

Mas o que me ocupa tanto?

Posted by Luana on 21:12 in


Me inspirei no post da Olivia para falar um pouco sobre a minha pesquisa... O que é que me fez largar família e amigos no Brasil e vir me aventurar na zorópa-do-norte?

O caminho foi longo e meio tortuoso, com paradas nos EUA e na Suécia... Mas isso é assunto para outro dia... O fato é, eu trabalho com dosimetria em aplicações médicas.

oi?

Explico... Radiação ionizante (aquela das fontes radioativas, por exemplo) interage com as células do nosso corpo (com qualquer tipo de matéria, na verdade)... Como essa interação acontece e quais as consequências dela é o meu trabalho. 

Quando os físicos - sim, nós somos xeretas - descobriram a radioatividade e os efeitos da radiação ionizante, eles estavam na verdade procurando saber de que os átomos eram formados. Marie Curie passou anos brincando de irradiar os dedos com Polônio e provavelmente o câncer que a matou foi devido a isso (já seu marido Pierre foi atropelado por uma carruagem, tisc, tisc). 

Descobriu-se logo cedo que radiação ionizante pode matar... Muito rápido e dolorosamente, se a quantidade de radiação (chamada dose) for muito grande (alguém se lembra daquele acidente em Goiânia anos atras com uma fonte de Césio137?), ou por indução de tumores malignos, a longo prazo (casos de leucemia, por exemplo, em sobreviventes de Hiroshima).
Microscopicamente falando (bem simplificadamente), é como um monte de bolinhas passando pelas células... 



a) Se uma bolinha bate em uma das fitas de DNA (a verde, acima, por exemplo) e ela se quebrar a célula precisará reparar o dano, para que na próxima divisão celular seja possível fazer uma copia idêntica da célula mãe e assim continuar normalmente com as funcionalidades dessa célula...    

   a.1) Se a célula não conseguir re-grudar a fita quebrada a célula não conseguirá mais se dividir e morrerá.
   a.2) Se a célula se confundir e usar uma base errada na região que foi  afetada cria-se então uma mutação genética. Se essa célula conseguir se reproduzir, suas filhas terão a sequencia genética errada da mãe e ai começa um tumor (estou falando de uma forma bem simples).

b) Se tem muitas bolinhas passando é possivel que elas quebrem varias regioes da fita de DNA e seja impossivel reparar o dano - a célula não poderá se dividir mais, nem organizar a criação de proteínas essenciais para seu funcionamento e então morrerá. Imaginando isso em larga escala, mata-se uma grande quantidade de células ao mesmo tempo.

Bom... Imaginem que a.2) aconteceu... Alguém desenvolveu um tumor maligno, um bando de células malucas, se dividindo sem parar, sem funcionalidade... Mas célula é célula, maluca ou não... O que os físicos - e depois os médicos - descobriram é que o mesmo efeito ruim da radiação, que mata gente decorrente de armas nucleares, pode ser usado para fins benéficos... Identificando a região em que está o tumor e jogando um monte de radiação nele para que aconteça o caso b), ou seja, para que todas essas células morram. 

Nasce assim a radioterapia!!! 

Eu não falei ainda o que é dosimetria, não é? Chego lá... no próximo post...




Links para esta postagem |
4

A pia do banheiro...

Posted by Luana on 23:01 in
Um belo dia entrei no meu banheiro e havia água pra todo lado... Isso já faz alguns meses...

Foi um sufoco para descobrir de onde vinha tanta água e depois para faze-la parar... Felizmente maridón deu um jeito - provisório - e tivemos que chamar um encanador...

Bom, quem contratou o encanador foi a minha landlord... O cara marcou que vinha uma vez, não veio.. Dai num sábado de madrugada (08:00!!!) ele apareceu, para quebrar toda a parede do banheiro e arrumar a pia que estava vazando... Fiquei super feliz com a bagunça e o cheiro de suor que ele deixou por la - porque o cara veio trabalhar todo agasalhado e nem era Outubro ainda, ficou xexelando (do verbo xexelar) o ambiente as duas horas que ficou por aqui...

Depois de quebrar, martelar, serrar, xexelar ele me disse que teria que trocar a pia que estava velha... Eu gostava da minha pia, uma torneira grande no meio e dois reguladores para abrir água quente e fria... Dava para colocar na temperatura certinha... Mas se quebrou, tem que trocar!
Bom, no dia que ele trouxe a nova pia eu não estava em casa... Qual não foi minha surpresa quando eu cheguei e vi que no lugar de uma, agora eu tinha DUAS torneiras, separadas (BEEEEEM separadas), uma para aguá quente, outra para agua fria...

Eu até falei com a minha Landlord, mas ela disse que é assim mesmo... Você coloca um treco para conter a água dentro da pia, abre as duas torneiras, com agua quente e fria, deixa a pia encher e controla a temperatura da agua assim... Dai você se diverte com aquela água parada para escovar os dentes, lavar o rosto.. Uma maravilha! 

Bom... Ate Outubro eu só usava a torneira de água fria... Depois (e ainda) só a de água quente... Mas realizem, estou na Bélgica, a água da torneira fria vem do hotel de gelo na Suécia e a de água quente vem direto do Sol... 

Não da para entender...
A palavra em Flemish do dia é Kraan = torneira

Links para esta postagem |
Web Analytics

Copyright © 2009 Hunfs All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.