4

Energia Nuclear

Posted by Luana on 11:31 in


Ja falei alguma coisa sobre isso aqui, mas acho que eh necessario falar mais algumas coisas...

Na descricao do blog, ai do lado, eu falo que trabalho numa usina nuclear, mas que sou da paz... Logico que isso eh uma piada, usinas nucleares nao sao uma coisa ruim, muito pelo contrario! Eh uma solucao muito limpa para o problema de geracao de energia. 

Alguém já parou para pensar no impacto ambiental de se construir uma usina hidroelétrica? Cidades inteiras somem do mata, regiões enormes são alagadas. As pessoas são evacuadas, mas e os animais? E as plantas? O problema nos reatores nucleares no Japão foram inciados pelo terremoto, o mesmo teria acontecido se houvesse uma hidroelétrica no local. Voces viram os vídeos com as ondas do Tsunami? Agora imaginem a quantidade de destruição que teria sido causada se o terremoto tivesse afetado uma usina hidroelétrica? Não eh o tipo de desastre que se pode controlar... No caso da usina nuclear do Japão as pessoas foram evacuadas, no caso de uma barragem de uma hidroelétrica se romper não teria tempo para isso...    

Achei no wikipedia alguns dados sobre fontes de energia no Japao, contando de 1950 ate 2005. Nele mostra que a energia vinda de petroleo (e derivados) ainda eh a predominante. Uma fonte de energia não renovável, que poluí. Quantas vezes a gente já não leu sobre navios petrolíferos que sofreram acidentes e despejaram toneladas de petróleo no mar?  E o CO liberado na atmosfera? Os problemas com aquecimento global? Efeito estufa? Buraco na cama de ozônio? Estatisticamente tem muito mais gente morrendo de câncer de pele (por causa dos raios UV não bloqueados pela atmosfera) do que de efeitos de usinas nucleares (de acidentes, alias, porque usinas nucleares não são responsáveis por aumentar a quantidade de dose que a população recebe por ano).


Por mais absurdo que possa parecer, segundo a Agencia Internacional de Energia (IEA) a maior fonte de geração de energia no mundo ainda eh o carvão... INACREDITÁVEL!!!!

Mineração, processo e uso do carvão como combustível tira, por ano nos EUA (não achei dados de outros países) em media 24 mil vidas (10 % disso por câncer de pulmão). Milhões de toneladas de resíduos são jogados no meio ambiente, como mercúrio, urânio, tório, 

Cade a opinião publica que não cai matando em cima disso? 237 pessoas foram afetadas severamente pelo acidente de Chernobyl, delas 31 morreram nos primeiros meses apos o acidente... Como isso pode ser comparável com os 25 mil (por ANO) devido ao carvão, e isso apenas nos EUA?

E outra, as pessoas NÃO morrem por trabalharem em usinas nucleares, isso eventualmente ocorre se houver um acidente (raros casos, e nenhum como Chernobyl). No caso de minas de carvão isso eh algo que acontece normalmente, não eh por causa de acidentes. 

Pensem nisso na próxima vez que forem criticar energia nuclear....



|

4 Comments


Oi Luana,

eu tenho um amigo muito querido que trabalha no centro de pesquisas nucleares la no Brasil.
Ele me mandou uma foto de uma barra azul brilhante dentro de uma piscina outro dia rsrsrs
Eu nao entendo muito dessa parte, pois nao eh a minha area.
A unica coisa que eu nao gosto sao das bombas... Sejam nucleares, sejam de qualquer outro tipo... Sou bem contra a guerra. Bom saber que voce eh da paz tambem hehe
Acho que Deus nos deu inteligencia para usarmos as coisas da natureza para construir e nao destruir. Nao eh mesmo?
Tudo de bom ai no seu trabalho... quando der, poste mais sobre esse topico!
bjsss


Oi Anna! Primeira vez que alguém comenta nesse post... Fiquei super feliz!

Sim, Deus nos deu capacidade para tirarmos o melhor da nossa terra, e não para destruí-la.
O processo de decaimento em cadeia que ocorre dentro de um reator nuclear eh totalmente diferente do que ocorre numa bomba nuclear, ou seja, um reator nao pode virar uma bomba... E isso muita gente nao sabe...

A mídia não fala, não existe uma discussao seria...

Essa barra azul brilhante eh o material radioativo e a piscina eh para esfriar o reator.... Aqui onde eu trabalho não usamos a piscina, mas ar... Existem varias maneiras de controlar o calor liberado pelo reator... Eh um assunto muito fascinante!

Alias, conta sobre seu projeto no seu blog! =)


Finalmente entendi um pouco do teu trabalho.Minha ignorância me levava a crer que um reator e uma bomba eram a mesma coisa.E acho q muita gente sabe pouco ou nada sobre isso.


Oi Luana! Achei este post só agora.
Eu escreví um livro de ficção científica em 2010(deve ser lançado em Portugal, eu te aviso).Sou fascinada por este assunto.Gostei da forma como vc abordou o tema, realmente , as usinas não podem ser consideradas as vilãs.E os vulcões ? E o gado no pasto soltando metano ( pum, pra ser mais pop).Isto ninguém condena !Eu vejo estas imensa hidreletricas do Brasil e só lamento as florestas e cidades inundades.Mas é sempre bom alguém como você nos lembrar !
"...e o sertão vai virar mar.."
bj, Ana

Web Analytics

Copyright © 2009 Hunfs All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.